No Interior do Carvalhal do Avelar

Em Montalegre, existe um maciço arbóreo designado Carvalhal do Avelar, o qual se localiza na zona do Avelar e circunscreve parte da vila. Este carvalhal, centenário, constitui um património de elevado valor ecológico, paisagístico, cultural e histórico, pelo que é fundamental a sua contínua preservação e conservação.

A atividade “No interior do Carvalhal do Avelar” permite a observação, em particular, de espécies autóctones (tais como Carvalho-alvarinho e Carvalho-negral) e, de um modo geral, da grande biodiversidade existente, uma vez que serve de habitat a diversas espécies de fauna e de flora.

Além disso, salienta-se o facto de o carvalhal ter sido um local de passagem e de habitat para matilhas de lobo-ibérico (Canis lupus signatus) e de se associar a factos históricos relacionados com a perseguição ao lobo. A comprovar tudo isto existe um fojo de paredes convergentes (“Fojo do Avelar”), localizado próximo do carvalhal, um tipo de armadilha secular (século XVI), construída em pedra, cuja finalidade era a captura do lobo.

A imponência do espaço, envolto por uma beleza paisagística incomum, pode ser desfrutada neste percurso e encontra-se incorporada num dos trilhos pedestres do concelho de Montalegre, o designado Trilho do Ourigo.

Destacam-se alguns pontos de interesse:

• Locais frequentados pelo lobo ibérico (Canis lupus signatus)
  • Fojo do lobo de Paredes Convergentes
  • Carvalhal do Avelar
  • Turfeira do Avelar
  • Capela Sra. das Treburas
  • Granito de Montalegre
  • Albufeira do Alto Rabagão
  • Carvalho-alvarinho e Carvalho-negral; Pinheiro-silvestre e Pinheiro-negral

Título:
“No interior do Carvalhal do Avelar”
(Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes)
Data:
Sujeita a marcação prévia. Inscrição Obrigatória
Descrição:
Conheça a flora autóctone do alto-barroso e a fauna envolvente. Em Montalegre existe um carvalhal (“Carvalhal do Avelar”) centenário, que constitui um património de elevado valor ecológico, paisagístico, cultural e histórico. A partir de um percurso pedestre, poderá observar-se espécies autóctones como Carvalho-alvarinho e Carvalho-negral e conhecer um dos locais de passagem do lobo-ibérico, bem como um pouco da relação estabelecida entre a população local e o lobo, a partir da observação do fojo do lobo de paredes convergentes localizado junto ao Carvalhal do Avelar, em Montalegre.
Ponto de encontro:
Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes
Idade Mínima:
10 anos
Localidade:
Montalegre / VILA REAL
Número de participantes:
mínimo: 08; máximo: 25
Duração:
5h (caso envolva pic-nic; a duração pode ser ajustada à disponibilidade dos visitantes)
Notas:
Os participantes devem levar calçado e roupa confortáveis, chapéu e protetor solar (dependendo da época do ano).

Data Inicio:
Quarta, Janeiro 15, 2014