Na Rota do Volfrâmio – Minas da Borralha

O volfrâmio (W) é um metal que, encontrando-se puro e fundido, apresenta uma cor branca acinzentada e brilhante. Também designado de tungsténio (Tu) é muito denso e duro, podendo extrair-se a partir do mineral volframite, embora se encontre, por vezes, associado a minerais de estanho. Os principais minérios de volfrâmio são a volframite (de cor negra acastanhada) e a scheelite (de cor branco – amarelo acastanhado e menos abundante na natureza).

Este minério de elevado valor comercial foi extraído em grande quantidade no concelho de Montalegre, mais especificamente na Borralha, freguesia de Salto. Em 1968, a superfície total concessionada era de cerca de 2611 hectares, existindo 52 concessões: 28 de volfrâmio; 12 de volfrâmio e estanho; 10 de estanho e 2 de volfrâmio, cobre, prata e molibdénio.

No Couto Mineiro considera-se que o essencial da mineralização ocorre em dois tipos principais de filões:

• filões da quartzo com mineralização da volframite, scheelite e sulfuretos;
  • filões aplitopegmatiticos mineralizados com cassiterite.

Apesar de ser caracterizada por uma exploração sem regularidade prolongada, devido às oscilações dos preços do volfrâmio, a Companhia das Minas de Estanho e de Volfrâmio (designação correta para Minas da Borralha, como são, popularmente, conhecidas) mereceu o estatuto de segundas maiores produtoras de volfrâmio (tendo, as Minas da Panasqueira alcançado o primeiro lugar) até à II Guerra Mundial, em Portugal, e uma das maiores da Europa. Tais minas foram, também, as maiores produtoras de scheelite e as únicas, em Portugal, a transformar, metalurgicamente, todos os seus minérios de volfrâmio em ferrotungsténio.

Destacam-se alguns pontos de interesse:

• Locais de exploração do volfrâmio
  • Património edificado das Minas da Borralha
  • Edifício de transformação do volfrâmio
  • Escombreiras
  • Galerias
  • Lavarias – vestígios do processamento de minério

Título:
“Na Rota do Volfrâmio – Minas da Borralha”
(Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes)
Data:
Sujeita a marcação prévia. Inscrição Obrigatória
Descrição:
Caminhe por uma das áreas de exploração de volfrâmio no Concelho de Montalegre, mais especificamente, pelas minas da Borralha e conheça parte do seu património edificado. O volfrâmio foi extraído em grande quantidade no concelho de Montalegre, mais especificamente na Borralha, freguesia de Salto. Em 1968, a superfície total concessionada era de cerca de 2611 hectares, existindo 52 concessões. Apesar de atualmente se encontrar inativa foi considerada a segunda maior mina de exploração de volfrâmio em Portugal.
Ponto de encontro:
Ecomuseu de Barroso – espaço Padre Fontes ou aldeia da Borralha
Idade Mínima:
Localidade:
Montalegre / VILA REAL
Número de participantes:
mínimo: 08; máximo: 25
Duração:
5h (a duração pode ser ajustada à disponibilidade dos visitantes)
Notas:
Os participantes devem levar calçado e roupa confortáveis, chapéu e protetor solar (dependendo da época do ano).

Data Inicio:
Quarta, Janeiro 15, 2014