Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018

O Ecomuseu de Barroso e o Centro Unesco - Biodiversidade e Tradição aderiram, mais uma vez, ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano com o tema "Património: de geração para geração"

As actividades vão dividir-se entre três pólos do Ecomuseu de Barroso: Casa do Capitão, em Salto; Corte do Boi, em Pitões das Júnias; e Centro Interpretativo das Minas da Borralha, na Borralha.

O programa conta com as seguintes actividades:

Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão | "espadelar o linho"
Serão desenvolvidos ateliers lúdicos, workshops e oficinas pedagógicas em que a actividade a desenvolver será relacionada com a transmissão das técnicas do linho, no sentido de preservar a memória e o conhecimento. Em colaboração com a comunidade local, irá-se espadelar o linho, utilizando as espadelas. Este é um dos momentos de maior comunicabilidade entre gerações e poderá participar no dia 18 de abril entre as 15h00 e as 17h30.

Ecomuseu de Barroso - Corte do Boi | "a história do tear"
Serão desenvolvidos ateliers lúdicos, workshops e oficinas pedagógicas relacionadas com a tecelagem, uma actividade milenar que acompanha o ser humano desde os primórdios da civilização. Está identificada com as próprias necessidades do Homem. Esta actividade dará a oportunidade de conhecer os antigos teares e todos os seus segredos, que têm vindo a ser passados de geração em geração. Poderá inscrever-se para participar no dia 18 de abril das 15h00 às 17h30.

Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha | "o forno comunitário"
Serão desenvolvidos ateliers lúdicos, workshops e oficinas pedagógicas que envolverão as várias gerações na preparação e confecção de folar e pão. Depois de cozido o pão e o folar, será feito um sarau onde serão partilhados conhecimentos e saberes num diálogo intergeracional e onde será comido o folar e pão confeccionado. Esta actividade vai realizar-se no dia 21 de abril das 15h00 às 17h30.

Para se inscrever em qualquer uma das actividades basta enviar o seu nome, contacto e actividades em que está interessado para o email [email protected] ou, se preferir pode contactar a sede do Ecomuseu de Barroso através do 276 510 203 e deixar a mesma informação (nome, contacto e a actividade em que está interessado).

Participe.

Veja as actividades, a nível nacional, neste link: http://w3.patrimoniocultural.pt/dims2018/public/