Jornadas Europeias do Património 2017 – Património e Natureza

“Este tema pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades. A relação Património e Natureza pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, de criatividade e de recreação, e nela reside um enorme potencial para um desenvolvimento cultural, social e económico equilibrados. Pretendemos também enfatizar que esse desenvolvimento deverá ser sustentável, não comprometendo definitivamente as perspetivas de futuro; as alterações climáticas decorrentes do aquecimento global do planeta, e os epifenómenos daí decorrentes, como cheias, deslizamentos de terras e incêndios, que começam a colocar em causa a permanência de muito património construído e natural para o futuro, obrigando a alocação de muitos recursos que poderiam ser dirigidos a áreas mais carentes e urgentes.”

fonte: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/news/iniciativas/jornadas-europe...

Neste sentido, o Ecomuseu de Barroso, propôs a realização de um trilho – “Trilho das Aves” - com início e término nopolo do Ecomuseu de Barroso, em Tourém: o Centro Interpretativo da Avifauna da Região. Esta oportunidade é perfeita para observar as espécies mais raras e emblemáticas da região; desfrutar de um ambiente natural sem igual e presenciar a vivência quotidiana das aves no seu habitat natural.

Para se inscrever só tem de enviar um e-mail para [email protected] ou ligar para a sede do Ecomuseu de Barroso: 276510203

A actividade decorre no dia 23 de Setembro (sábado) de 2017, pelas 15h00 e necessita de um mínimo de participantes (5 pessoas) para se realizar.