"Percursos" de Miguel Moreira e Silva

 

 O Ecomuseu de Barroso tem o prazer de anunciar a abertura da exposição "Percursos" do artista plástico Miguel Moreira e Silva, dia 19 de junho, no Espaço Padre Fontes, em Montalegre. 

 

Miguel Moreira e Silva nasceu em 1967 em Alenquer, vive e desenvolve o seu trabalho em Bragança. Licenciado em Animação e Produção Artística dedica-se à atividade artística desde 1992.

Tem obras na Plataforma de Arte e Criação, no Projeto Casa das Artes e no Museu Ibérico da Máscara e do Traje, na mesma cidade. Desde cedo se movimentou entre a pintura e a escultura, explorando, ao longo do seu percurso, uma grande diversidade de materiais e técnicas, como a gravura e, mais recentemente, a assemblage. Nas telas, o contraste cromático domina a representação da figura humana que tanto reflete distintas tipologias de propaganda totalitarista, como invoca um religiosismo de pendor quase maneirista, que ora existe enquanto tal, ora é descontextualizado, desconstruído e recriado esteticamente.

A assemblage constitui uma técnica recorrente na prática artística de Miguel Silva que lhe permite explorar o ecletismo, a contradição e o conflito dos elementos que a incorporam traduzindo uma atitude livre de categorizações – espaço predileto de criação do artista. Aqui, as suas obras constituem-se como narrativas pessoais, memórias, diários visuais onde a plasticidade dos objetos e a carga simbólica das formas evidenciam o valor lexical do registo escolhido.

As máscaras intersectaram o seu percurso artístico já na década de 90, derivando de um imaginário fantástico, que é explicitamente manifesto em toda a sua obra. É com a sua reinterpretação da cultura transmontana e rituais pagãos ancestrais que as suas máscaras mais se singularizam, fundindo influências várias desde a estética maori, à japonesa Hannya. A esta abordagem renovadora não é alheio o trabalho de recriação de algumas máscaras tradicionais efetuado a pedido do Museu Ibérico da Máscara e do Traje, em Bragança, no qual se encontram expostas.

 

Exposições:

Internacionais

  • “Território de Artistas" projeto coletivo, Galeria AAB - Ateliers d’Artistes de Belleville, Paris Maio 2016
  • “5 ciudades, 5 naciones” exposição internacional em Espanha (Zamora) e Portugal (Bragança), agosto 2014

Nacionais

  • “Miguel Moreira e Silva”, exposição individual, Museu da Terra de Miranda, Miranda do Douro, março a abril 2018
  • “Miguel Moreira e Silva”, exposição individual, Galeria Espaço D'Artes, Vila Real, fevereiro 2018
  • “A máscara” – exposição coletiva – Plataforma de Arte e Criação, Bragança, dezembro 2017
  • “Contraste” – exposição individual – Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, Vinhais, 9 de novembro a 15 de dezembro 2017
  • “XX Bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante!”, Seixal, Lisboa, setembro 2017
  • “Exposição Aberta de Artes Plásticas” – exposição coletiva – Galeria de Exposições do Theatro Club Póvoa de Lanhoso, agosto 2017
  • “Contrastes” – Espaço Arte Europa-América - (com Mutes) Lisboa, 19 abril a 16 maio 2017
  • “Arte na Raia” – exposição coletiva – Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, Montalegre, dezembro 2016
  • Instalação de Halloween “O Celta Taverna”, Bragança, outubro a novembro 2016
  • “Máscaras” – Museu Ibérico da Máscara e do Traje, Bragança, abril 2016
  • “Máscaras” – IPDJ Bragança, fevereiro a março 2013
  • “Máscaras” – Museu Ibérico da Máscara e do Traje, Bragança, julho 2012
  • “Entre o Sagrado e o Fantástico” – exposição individual de pintura, Centro Cultural de Bragança, julho a agosto 2010
  • “Coletiva de Pintura Pintor” – Fórum Theatrum – Bragança, junho 2008
  • “Exposição Individual de Máscaras Escultor” – Galeria História e Arte – Bragança, fevereiro 2008
  • Concurso escultura Escultor (3° prémio) Norcaçae Norpesca – Bragança, 25 a 27 outubro 2007
  • Exposição Individual Máscaras Escultor Casa da Cultura de Vimioso, 7 outubro a 4 novembro 2007
  • Praça de Pintores Pintor Bienal "Macedo Mostra" - Macedo de Cavaleiros 1 a 3 junho 2007
  • Praça de Pintores Pintor "Mostra de Artes" Escola Superior de Educação de Bragança 7 a 9 maio 2007
  • Exposição Individual Máscaras Escultor "27-Festival Internacional de Teatro" Teatro Municipal de Bragança, 27 fevereiro a 27 março 2007
  • Criação de Máscaras Escultor Museu Ibérico da Máscara e do Traje – Bragança, janeiro 2007
  • Exposição Individual Máscaras Escultor "27-Festival Internacional de Teatro" Teatro Municipal de Bragança, 27 fevereiro a 27 março 2006
  • Baile de Máscaras Coorganizador /Máscaras Guarda-roupa Associação Académica ISLA Bragança, 27 fevereiro 2007
  • Concurso Pintura/Escultura/Mascareto Pintor/Escultor/Criador Mascareto Câmara Municipal de Bragança/ Associação Académica ISLA Bragança, dezembro 2005
  • Exposição individual de Escultura/Pintura/Mascara/Armas Pintor/Escultor - Centro Cultural Municipal de Bragança, 3 a 31 agosto 2005
  • Exposição Individual Mascaras Escultor 1 P . J . Bragança, junho 2005
  • Exposição coletiva de Pintura Pintor "Culturact" ISLA Bragança, maio 2005
  • Praça de Pintores Pintor "Culturact" ISLA Bragança, maio 2005
  • Coletiva de Pintura Pintor Estalagem Nª Sr.ª da Neves, Alfandega da Fé, 2000
  • Exposição Individual Máscaras Escultor Pinguim Café, Porto, Exposição coletiva Escultura Escultor Bienal Internacional de Arte de Cerveira, 1992
  • Exposição Individual Pintura Pintor Bibau Bar, Macedo de Cavaleiros, Exposição Individual Pintura Pintor "Bô" bar, Bragança 1991

Permanentes 

  • Exposição Coletiva da Galeria História e Arte, Bragança Máscaras
  • Restaurante Celta Endovelico, Porto Máscaras e Escultura
  • Restaurante “Porta” – Bragança

Workshops & Performances & outros

  • Máscaras - Galeria História e Arte, Bragança 1 e 2 de março 2014
  • Oficina de escultura "Papel e Barro" - Workshop Produtor/ Escultor Centro de Arte Contemporânea Graça Morais - Bragança (No âmbito de Estágio Curricular) abril – junho 2009
  • Sagrada Família - Performance Produtor/performer Bar Black Jack – Bragança, junho 2008
  • Pré-produção da Curta Metragem "AZRAEL" Direção Artística Cineasta Rodrigo Areias, 2002
  • Merchandising Criador - Bienal Internacional de Arte da Maia 1999
  • Performance Criador SAPIENCIA, instalação itinerante no Porto Merchandising Criador "Cais do Rock" na Póvoa de Varzim Exposição Individual Mascaras Escultor Cineteatro Carlos Alberto, Porto Merchandising
  • Criador Salão Internacional de Banda Desenhada no Porto 1997
  • Merchandising Criador "Fansporto" Porto 1996-2004
  • Serigrafia e Estamparia Criador, M.S.&S. Criação e produção de moda Lda; Marca vestuário "Metal Puro" Co-Criador da Marca 1995-2003

Prémios 

  • 2.º Prémio Escultura – Câmara Municipal Bragança Bienal da Máscara - Mascararte 2007
  • 3.º Prémio Escultura Nerba – Associação Empresarial de Bragança

Entrevistas

Revista Gerador Março de 2017: http://gerador.eu/entrevista-miguel-moreira-silva-autoridade-local-tras-...

Reviews

Just so you know that not everything that comes from Portugal is fatuous, two Thursdays ago, in the gallery of the Artists Ateliers of Belleville association on the rue Francis Picabia, I had the chance to chat with Emilia Nogueiro, a galleriste from the Portuguese border village of Braganca, and one of her artists, Miguel Moreira e Silva, who by his profile might also merit the contempt of David Geselson and Tiego Rodrigues. Silva is a farmer. “Worse,” his work is earnest, without the least touch of post-modern irony or detachment. The open-faced boxes I saw reminded me variously of Joseph Cornell’s treasure boxes, the Surrealist collaborative boxes created by (justement) Picabia and his colleagues, and even Day of the Dead cigar-box shrines. All of these multi-dimensional works featured door keys among their pot-pourri, evoking the medieval Unicorn tapestries housed at New York’s Cloisters museum. Peering out of sepia photos from most of them were family  members; in one, Silva pointed out to me, a lone child is separated from the larger group photo. Skulls and other skeleton parts figure prominently, as do gargoyle-like sculpted heads the artist made himself. Sharp objects like knives add an element of peril which only make the sum more precious. A U.S. quarter even lurks in one. When I spoke to the artist at the opening, he said the religiosity was important to him, but the boxes were so densely packed with other elements that this didn’t alienate me as it usually does.

 

miguelmoreiraesilva.wordpress.com

www.facebook.com/miguelmoreiraesilva/?fref=ts