"Máscaras Rituais de Portugal - coleção de Roberto Afonso"

O Ecomuseu de Barroso - espaço padre Fontes vai receber, de 8 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019, uma exposição de máscaras do coleccionador Roberto Afonso.

"As festas de Inverno, em Portugal, têm o seu início no dia 31 de outubro, em Cidões - Vinhais, com a Festa da Cabra e do Canhoto. Seguem-se em dezembro, na sua maior parte dedicadas a Santo Estêvão, o padroeiro dos rapazes, continuando com celebrações durante o mês de janeiro, depois durante o Carnaval, culminando na Quarta-feira de Cinzas com a Morte e os Diabos a saírem à rua em Vinhais e Bragança.

Fora deste período, associado ao Solstício de Inverno, em Sobrado - Valongo (Porto), a Bugiada, a 24 de junho, representa a única festa de verão com mascarados em Portugal.

A exposição "Máscaras Rituais de Portugal - coleção de Roberto Afonso" apresenta 39 composições elaboradas com 57 máscaras, de 35 artistas/ artesãos, representando 36 festas com mascarados em Portugal, dos distritos de Aveiro, Bragança, Coimbra, Porto e Viseu, ilustradas com textos de 6 autores especialistas na matéria.

Num conceito que rompe com a tradicional e convencional exposição de máscaras, o conjunto das composições que o colecionador/ investigador criou apresenta-se, também, como um roteiro das festas com mascarados em Portugal, disposto cronologicamente, que conjuga vários elementos associados a cada ritual representado".

"Máscaras Rituais de Portugal - coleção de Roberto Afonso" é o título desta exposição, a visitar a partir do dia 8 de janeiro, na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre.

O Ecomuseu de Barroso - espaço padre Fontes abre todos os dias das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Contactos

Morada:
Terreiro do Açougue, n.º11
5470-251 Montalegre

telefone: 276 510 203