Aniversário do Padre Fontes

O aniversário do padre Fontes foi celebrada no espaço onde é patrono. Um brinde feito em "casa" junto de vários amigos que quiseram associar-se a uma das mais altas figuras do concelho de Montalegre. Radiante, o homenageado não poupou palavras para descrever um momento que teve a participação dos atores Bruxo Queiman e Andrea Pousa, nomes associados à última "Sexta 13" de Montalegre: «fizeram-me subir ao cimo do Castelo, senti-me no paraíso embalado por uma voz bonita. Senti a presença dos amigos que me fizeram rejuvenescer, rodeado de juventude». Visivelmente emocionado disse ainda: «não pedi nenhum desejo, só agradeci, quem pede está sempre esvaziando-se e quem agradece está sempre enriquecendo-se».

SONHO ASSUMIDO PARA 2015

O vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, antes responsável máximo pelo Ecomuseu de Barroso, referiu que estamos perante «uma atividade habitual no Ecomuseu». Sendo o padre Fontes «o patrono deste espaço e deste projeto tem sempre este carinho da autarquia e do Ecomuseu». Segundo David Teixeira «fazer 75 anos é uma data que merece ser assinalada, especialmente por ser quem é e ter dado as bases deste projeto, todo o trabalho de recolha etnográfica e de valorização desta identidade cultural». No fecho, o autarca confessou: «esperamos que esta seja a primeira de muitas atividades no Ecomuseu. Temos o sonho de abrir aqui uma sala com o espólio e a representação do padre Fontes, o que consideramos ser uma obrigação para o ano de 2015».

Fátima Fernandes
(Vereadora da educação da Câmara Municipal de Montalegre)
«Para mim é um privilégio poder estar com esta figura incontornável do Barroso. Aquilo que desejamos é que esteja cá pelo menos mais 25 anos. É um homem apaixonado pela sua terra e transmite isso por todos os locais onde passa. Foi ele que nos deu a conhecer ao mundo, devemos-lhe isso. É uma figura carismática, controversa. É daquelas figuras que não é do agrado de todos mas todos temos que ter este reconhecimento. Foi o padre Fontes que pôs Montalegre no mapa, com sacrifício pessoal, pondo em causa a sua postura, os seus valores e os seus princípios em nome de um ainda maior. Bem haja ao padre fontes, faz parte e vai ficar na nossa história tal como o Castelo e tantas outras figuras grandes que, felizmente, a nossa terra tem. O padre Fontes é um monumento imaterial que perdurará para todo o sempre e ainda tem muito percurso, muito para nos dar e muito para fazer pelo nosso concelho».

Nuno Rodrigues
(Responsável pelo Ecomuseu de Barroso)
«É nossa obrigação celebrar o seu aniversário, sendo ele o patrono do Ecomuseu. Estes últimos anos temos festejado sempre o aniversário com o Padre Fontes. É um grande embaixador de Montalegre e que o seja por muitos anos. É um grande dinamizador e impulsionador de todas as atividades relacionadas com a cultura e com as tradições de Montalegre. Merece o nosso respeito e a nossa homenagem».