Aves de Barroso 2015

Organizada pelo Clube Papaventos, em parceria com o Ecomuseu de Barroso e com o apoio do município de Montalegre, a atividade “Aves de Barroso” atraiu ao concelho cerca de quarenta participantes. As margens do rio Cávado, a serra do Larouco, o planalto da Mourela, Tourém (com o seu Centro Interpretativo) e o “Trilho das Aves” foram os locais de eleição para esta prática. O objetivo, referiu o vice-presidente do município, «é que isto se repita uma vez por mês».

TESOUROS POR EXPLORAR

Para o desenvolvimento e a promoção de uma estratégia de enriquecimento, deve haver «um envolvimento da população porque houve muito pouca gente do concelho a participar». Na mesma linha, declarou que «significa que ainda não estamos despertos para os nossos tesouros e da dimensão que o “Birdwaching” pode ter». Montalegre tem verdadeiros «tesouros escondidos que abrigam uma enorme variedade de aves que a população local teima em não reconhecer», concluiu o número dois do executivo municipal.

«UMA CENTENA DE ESPÉCIES IDENTIFICADAS»

Em nome da organização, José Manuel Arantes, do Clube Papaventos, explicou que foi possível observar «uma centena de espécies, as mais bonitas da nossa zona, como por exemplo a Escrevedeira-amarela, o Picanço-de-dorso-ruivo, a Petinha-das-árvores, entre muitas outras». O convívio e a partilha de experiências «são o mais importante», afirmou. O responsável defendeu ainda que em próximas sessões «as crianças e escolas pudessem participar dando-lhes a conhecer o que é nosso». No último dia, como vem sendo hábito, a junta de freguesia de Tourém presenteou os participantes com um almoço recheado de produtos típicos.