Ecomuseu de Barroso na direção da ANIMAR

O Ecomuseu de Barroso assume, desde o início do mês de dezembro, o lugar de vice-presidente na ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. Fernando Rodrigues, presidente da assembleia geral do Ecomuseu - Associação de Barroso, representa o "museu vivo" e assume o segundo lugar, numa lista encabeçada pelo professor universitário Eduardo Figueira. Montalegre figura, assim, na direção desta associação sem fins lucrativos, de dimensão nacional, com intervenção nas áreas do desenvolvimento local, da economia social e solidária, da educação formal e não-formal, do associativismo e da cidadania ativa. Fernando Rodrigues acredita este resultado «traduz uma apreciação positiva e o reconhecimento do trabalho que foi feito no último mandato». Ato contínuo, acrescentou que «do ponto de vista do interesse local, a nossa participação confirma o prestigio Montalegre a nível nacional, do projeto do Ecomuseu de Barroso e das instituições locais que o suportam.» Recorde-se que a ANIMAR une mais de 75 organizações e 100 pessoas. Em rede coexistem e cooperam associações e cidadãos que vivem e atuam tanto no meio urbano como rural, unidos em torno de um objetivo comum: melhoria das suas condições de vida, da democracia local e de transformação sustentável dos territórios.