Exposição "Janela Indiscreta" de Rui Duarte

O Ecomuseu de Barroso - espaço padre Fontes vai ter patente, a partir do dia 02 de Março uma expoisção de pintura intitulada "Janela Indiscreta", do artista Rui Duarte.

A exposição conta com pinturas feitas a aguarela, onde o artista explora a sensualidade do corpo da mulher.

Poderá visitar esta exposição até ao dia 18 de Maio de 2018 em qualquer dia da semana, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Sobre esta exposição, Rui Duarte diz:

"Tomo emprestado o título dessa memorável obra cinematográfica [Janela Indiscreta] da década de 70, realizada por Alfred Hitchcock, que tem como nomes maiores nas representações James Stewart e Grace Kelly. Tal como o protagonista do filme, “Jeff” (James Stewart), confinado a uma cadeira de rodas, que se dedica a espiar o quotidiano dos seus vizinhos desde a janela do seu apartamento, procuro nos retractos que trago a público dar conta, tão-só, de um olhar curioso e indagador sobre momentos de intimidade. Suportado num jogo de linhas e sombras, procuro explorar a sensualidade das formas e das poses da protagonista de todos os quadros: a mulher."

Rui Duarte nasceu na região de Auvérnia, na cidade francesa de Clermont-Ferrand, mas ainda na sua infância veio viver para Portugal, em Amarante. Depois de concluído o Ensino Secundário, rumou para Castelo Branco para aí fazer a sua licenciatura na Escola Superior de Educação. Seguiram-se o mestrado e doutoramento na Universidade do Minho. Actualmente vive em Vila Pouca de Aguiar, onde tem o seu ateliê.
Leccionou em várias escolas do ensino básico e secundário e ainda na Universidade do Minho e na Escola Superior de Educação de Fafe, onde foi docente de disciplinas de metodologia e didáctica da educação artística, bem como de oficinas de expressão plástica, tendo ainda orientado vários trabalhos de investigação.
Já frequentou inúmeros seminários e cursos de formação no domínio da estética e das artes plásticas, promovidos por diversas entidades formadoras, com destaque para a Fundação de Serralves e o Centro de Formação de Professores Almada Negreiros. Participou ainda como orador em vários encontros temáticos no domínio da educação e do ensino artístico, tendo inclusive trabalhos e artigos publicados sobre tais domínios. É colaborador do jornal “Notícias de Aguiar”.
Presentemente é professor de Educação Visual no Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, em Boticas.

Para saber mais sobre o artista, visite o seu site em http://ruiduarte6.wixsite.com/ruiduarte/galeria