Exposição “A Origem"

O Ecomuseu de Barroso – espaço padre Fontes acolhe, até 7 de fevereiro, “A Origem”. Da autoria de Carlos Medeiros, natural de Montalegre, esta exposição de peças de burel pretende «mostrar aquilo que melhor se faz no interior do país».  David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal, acredita que «o Ecomuseu de Barroso volta a cumprir a missão para a qual foi criado: dar espaço, voz e vez a todos os barrosões que querem engrandecer a sua terra, valorizar os saberes e os produtos tradicionais». Ato contínuo, acrescentou que «é uma grande oportunidade para valorizarmos o burel que ,para além de mostrar o trabalho do Carlos Medeiros, deve servir também para relançar o tema da lã e do burel». Para o autarca, «esta exposição que abre a época natalícia, com algumas novidades como os brinquedos e as almofadas com textos alusivos á região, é excelente para as vendas e para promoção deste produto nobre que muito acompanhou os nossos pastores e barrosões ao longo de séculos».

«TOQUE DE MODERNIDADE

E UTILIDADE DIÁRIA»

Nuno Rodrigues, responsável pelo Ecomuseu de Barroso, revelou que «já toda a gente conhece a marca “Único no momento” e quisemos desafiá-los a expor aqui os seus trabalhos». O conceito «deste projeto vai buscar o burel antigo que se usava aqui na nossa região e dá-lhe um toque de modernidade e utilidade diária». Carlos Medeiros, autor de “A Origem”, faz votos de que «as  pessoas aproveitem para verem aquilo que de melhor se faz aqui». Lembrou que não teve «formação nenhuma nesta área, comecei a fazer peças pequenas e fui evoluindo a partir do momento em que os nossos amigos, que sempre nos deram força, nos desafiavam a criar novas peças». O título da exposição “A Origem” «está relacionado com a peça chave desta exposição: a capa de burel, de um tecido tipicamente português, que antigamente as pessoas usavam para irem tratar dos animais ou irem á serra, hoje em dia transformadas em peças para a cidade».

«RECUPERAR UM TECIDO

TOTALMENTE PORTUGUÊS»

João Fernando Ramos, jornalista, esteve presente na inauguração. O rosto da RTP afirmou que «é sempre um prazer vir a Montalegre» e, neste caso, «visitar esta exposição que retrata do regresso do burel». João Fernando Ramos acredita que «é muito importante recuperar este tecido que é nosso, o único totalmente português.»

Data Fim:
Sábado, Fevereiro 7, 2015