"Trotchos" & tábuas velhas

O Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, tem o prazer de anunciar a exposição "Trotchos" & tábuas velhas, de Carlos Gonçalves, de 13 de julho a 15 de setembro de 2024.

"Carlos Gonçalves nasceu na vila de Montalegre. Aos seis anos de idade rumou a Angola na companhia dos pais, donde regressou na saga da descolonização com vinte anos.
Regressado à “metrópole”, foi ao serviço da Câmara Municipal de Montalegre que fez todo o seu percurso profissional, ao longo do qual foi também dando liberdade ao seu espírito criativo, tendo executado nesse âmbito tarefas que foram sendo esquecidas no correr do tempo (decoração em feiras de artesanato, construção de cenários móveis para desfiles históricos…) tendo também aprendido com João Barroso (o saudoso João das Malas) a trabalhar o couro.

Entretanto, o seu interesse virou-se para as áreas da esculturação e da fotografia, nas quais foi investindo tempo e parte das suas poupanças, pelo puro prazer de procurar o estético na utilização de “trotchos e tábuas velhas”.

Montalegre é uma região montanhosa, servida de poucas e más vias de comunicação o que a tornou, ao longo dos tempos, e torna ainda hoje, inóspita e isolada do resto do mundo. Por isso mesmo, Carlos Gonçalves, sentiu a necessidade de criar o seu próprio espaço, – o espaço não é o que vemos mas o que procuramos descobrir, o oculto para além do que nos parece – e nele moldar formas através da utilização de galhos secos apanhados na natureza, dar vida estética a pedaços de madeira descartados, e fixando a paisagem através de uma linguagem simples e poética que regista a região de Barroso.

Expor no Espaço Padre Fontes – Ecomuseu do Barroso, é uma oportunidade que permite ao Carlos Gonçalves partilhar com um público mais amplo e diversificado, parte dos seus trabalhos".

Relembramos os nossos visitantes que a visita ao museu é livre.