Plantação de Árvores no Gerês

Teve lugar em Fafião, concelho de Montalegre, uma plantação de árvores no Gerês. Organizada pela associação "A Vezeira", este ano, «além de plantar, também foram prestados cuidados às árvores plantadas em edições passadas», explicou Lino Pereira, presidente da coletividade. Sob o mote "Plante um árvore, faça nascer uma floresta no Gerês", perto de 100 pessoas subiram a serra e «plantaram cinco carvalhos nacionais e cinco vidoeiros, já adultos», numa zona «sem qualquer árvore». O grupo foi dividido, de modo a que fosse possível também «a adubação e a poda dos exemplares cultivados nas últimas três edições». Por norma, após a caminhada e a plantação ocorre o almoço na serra. O tempo inconstante que se fez sentir levou «a organização a alterar planos e a refeição, massa do "vezeireiro" confecionada no pote, decorreu na aldeia».
 

«AFIRMAÇÃO TURÍSTICA»

David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, esteve presente na iniciativa e definiu-a como «uma boa forma de valorizar o património natural» e a «afirmação de um potencial que tem que ser mais aproveitado pelas juntas de freguesia e associações locais: o turismo». Foi um momento «bem passado, onde foi notória a presença em massa de visitantes com proveniência fora dos limites do concelho». No entanto, David Teixeira acredita que «os locais ainda não estão muito despertos, nem muito dedicados à valorização do turismo». Uma vez que a aldeia de Fafião vai receber, no futuro, um polo do Ecomuseu de Barroso, é essencial «sensibilidade para a valorização do património natural», bem como «motivação para receber bem, oferecer serviços e vender produtos». O turismo «é uma indústria importante para escoar produtos de regiões de montanha, como é a nossa», por isso, «é preciso envolver mais a população de toda a freguesia». Só assim «a realidade turística se pode vir a afirmar, como em outros locais do concelho de Montalegre», defendeu. 

Notícias sobre Cabril

Depois de passar por Montalegre, a exposição "Entre relevos e brumas - Serra do Gerês" do fotógrafo Mário Cunha, vai estar patente entre o dia 24 de julho e o dia 24 de setembro de 2021 no Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra, em Fafião, Cabril. 

Não perca esta exposição, garantimos que vale a pena. 

Data Inicio: 
Quinta, Julho 15, 2021
Pólo: 
Português, Portugal

O Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra (em Fafião), a Associação Vezeira de Fafião e o ilustre fotógrafo Armando Jorge, têm o prazer de apresentar um fabuloso trabalho desenvolvido na zona de Fafião: uma exposição permanente que retrata vários processos tradicionais e as gentes d

Data Inicio: 
Domingo, Abril 28, 2019
Pólo: 
Português, Portugal

O Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra, em Fafião (Cabril), irá ter patente no seu espaço a exposição de fotografia "Fios de Luz", de Júlio Marques, que poderá ser vista de 15 de julho a 15 de setembro.

A entrada é gratuita. Não perca esta oportunidade.

Data Inicio: 
Quarta, Julho 12, 2023
Pólo: 
Português, Portugal

A exposição "Olhar Barroso: Parque Nacional da Peneda-Gerês, reserva da biosfera" resultante do concurso de fotografia com o mesmo nome, irá estar patente no Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra, em Fafião, a partir do dia 1 de novembro, domingo. 

Data Inicio: 
Terça, Outubro 6, 2020
Pólo: 
Português, Portugal

A exposição de fotografia "Olhares Secretos", de Carlos Pontes irá estar patente no Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra, em Fafião (Cabril, Montalegre).

Data Inicio: 
Sexta, Julho 10, 2020
Pólo: 
Português, Portugal

Depois do Ecomuseu de Barroso - espaço padre Fontes (em Montalegre) e o Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão (em Salto), é a vez do Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra (em Fafião), receber a exposição de fotografia "Rostos com História", de Pedro Canedo.

Data Inicio: 
Sexta, Outubro 26, 2018
Pólo: 
Português, Portugal

A apresentação do segundo livro do escritor Rui C. Barbosa "Sombras na Noite" acontece no dia 23 de Setembro de 2017 (sábado), pelas 21h00, em Fafião, no 
Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra. 

Data Inicio: 
Quinta, Agosto 31, 2017
Pólo: 
Português, Portugal

"do LINHAR ao TEAR - Cultura Tradicional de Barroso" é uma actividade realizada pelo Cabril Eco-Rural, que consiste numa visita ao Museu do Linho, em Marrancos, no dia 9 de Setembro de 2017. 

Data Inicio: 
Quinta, Setembro 7, 2017
Pólo: 
Português, Portugal

do linhar ao Tear - Cultura Tradicional de Barroso
Projeto CREATOUR

Workshop fotografia Etnográfica | Cabril, Montalegre

Data Inicio: 
Terça, Setembro 19, 2017
Pólo: 
Português, Portugal

Páginas