União das Freguesias de Seselhe e Covelães

Sezelhe

Seselhe

Ambos os lugares desta freguesia foram sede de freguesia, porém anexas a Santa Maria de Montalegre. Todos os edifícios de ambas as localidades estão construídos entre os novecentos e os mil metros de atitude. Como o resto do concelho são terras de produção agro-pecuária, de largos montes de caça e de boas manchas de arvoredo para madeira e lenhas.

Os documentos conhecidos não autorizam a grafia deste topónimo com z como por aí se vê escrever. A criação de gado foi tão importante que os de Travaços do Rio ergueram a meio do povo uma torre ao boi campeão. Os seus habitantes devem sentir-se orgulhosos também porque Travaços é, depois de Salto, a terra barrosã referida em documentos autênticos e mais antigos: trata-se de dois documentos do Tombo de Celanova, na Galiza, referentes a doações destinadas ao Mosteiro e ambas no termo de Travaços, datadas, respectivamente, dos anos 953 e 976, sendo que numa delas é doadora a própria mãe do bispo São Rosendo! Há 1053 anos!

Muitas vezes “o coração tem razões que a razão não conhece” e assim, por vezes, encontramos canastros, tulhões, cortes de boi, fornos e moinhos feitos com tanto primor e equilíbrio como se de altares ou sacrários se tratasse.
A emigração que hemorragicamente nos vem sangrando, por este andar, vai obrigar-nos a associar não duas mas quatro ou cinco freguesias limítrofes.

Covelães

É a primeira das freguesias que circuitam a serra da Mourela. Esta serra, verdadeiro planalto de altitude média a caminho dos 1100 metros, é e foi, desde os tempos megalíticos, um local muito apto para a transumância ascendente. Com efeito, as povoações próximas aí conduzem numerosas vezeiras de gado que por lá demoram todo o verão.

Tal costume há-de ter origem nos ancestrais pré - históricos que encheram aquele espaço de mamoas, sinal de que aí viveram e morreram. O que também já morreu ou quase (nos dias que correm!) foi a raríssima perdiz cinzenta, também conhecida por charrela! Devíamos envergonharmo-nos de tal notícia!

A actual freguesia compõe-se de dois lugares: Covelães e Paredes do Rio. Ambos foram sede de freguesia, aquele sob o orago de Santa Maria e este de Santo António. Nesta localidade existe um pisão, com outras curiosidades dignas de visita, entre as quais uma sala que servirá de polo na rede informática do Ecomuseu.
 

Área: 22.8 km2
Densidade Populacional: 11.1 hab/km2
População Presente: 254
Orago: Santo André(Seselhe), Santa Maria(Covelães)
 
Pontos turísticos:

  • Torre do Boi (Travassos);
  • Barragem do Alto-Cávado(Seselhe);
  • Moinhos, Espigueiros com relógio de sol, Pisão com engenho hidráulico (Paredes);
  • Relógio de Sol (Covelães);

 
Lugares da Freguesia: (4) Travassos, Seselhe, Covelães e Paredes do Rio.
 

Morada:
União de Freguesias de Seselhe e Covelães
Rua da Costa do Vale, n.º 2
Travassos do Rio
5470-472 Seselhe - Montalegre
Telefone:  933 894 784
Email[email protected]
Websitehttp://jfsezelhe.wordpress.com