Ecomuseu de Barroso - Corte do Boi

O polo do Ecomuseu de Barroso, em Pitões das Júnias, foi o primeiro espaço museológico criado nas aldeias e está instalado na antiga “corte do boi”.
Neste espaço, estão vincadas patentes temáticas como a pastorícia em regime extensivo, a vezeira, a tecelagem, a agricultura de montanha, os modos de produção local, as alfaias agrícolas, o património etnográfico, o “boi do povo”, o lobo ibérico, o Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), entre outros. No piso superior, estão representadas as tarefas da mulher no “governo da casa” e, no rés do chão, os ofícios do homem, a temática do “boi do povo” e as atividades comunitárias.

Aqui tem início uma rota cultural que passa pelo forno, ainda em funcionamento, pelo moinho, canastro, relógio de sol e diverso património etnográfico imóvel, dentro da aldeia. Este polo possui uma pequena loja de produtos da terra e artesanato local. A visita pode ser alargada ao mosteiro de Santa Maria das Júnias e à cascata. Alguns percursos pedestres podem partir desta localidade, tendo por base o centro de interpretação da Mourela, antiga casa abrigo, localizada junto à aldeia.

Para conhecer mais sobre a Freguesia de Pitões das Júnias carregue neste Link