X Conversas com História

Coversas com Historia

Decorreu na sede do Ecomuseu de Barroso, Montalegre, mais uma sessão de "Conversas com História", projeto liderado por José Baptista. A décima edição abordou temáticas em torno das "Minas dos Carris". O momento ficou marcado pela apresentação do livro "Minas dos Carris, histórias mineiras na Serra do Gerês" e pela abertura de uma exposição fotográfica.

A sede do Ecomuseu de Barroso, Montalegre, voltou a receber mais uma edição do projeto "Conversas com História". O décimo serão cultural falou da importância histórica das "Minas dos Carris" e contou com a apresentação do livro "Minas dos Carris, histórias mineiras na Serra do Gerês" e ainda com a abertura de uma exposição fotográfica, com complemento de peças das Minas da Borralha e Minas dos Carris. Entre o material exposto, destacam-se gasómetros, pás, amostras de minério, material geológico, bem como documentos das minas, tais como levantamentos arquitetónicos, mapas geográficos e geodésicos.
David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, salientou que «foi um momento importante na afirmação do património do concelho». Nessa linha, recordou que «a maioria das pessoas não associa as Minas dos Carris a Montalegre, pela proximidade e pelo acesso ser feito sempre pelo Minho». No entanto, para o autarca a sessão foi «muito importante, pois foi lançado um conjunto de desafios ao Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e à Câmara para pensarem um uso e uma utilização para aquele espaço». Ciente das limitações, afirmou que «não será fácil pela fase económica que estamos e pelas condicionantes do local». Contudo, «foi possível colocar muita gente a pensar o futuro do património e do concelho».
 
Conversas com História 1PERTO DE UMA DÉCADA DE INVESTIGAÇÃO
Numa sessão muito participada, Rui Barbosa teve a oportunidade de dar a conhecer o livro da sua autoria, intitulado "Minas dos Carris, histórias mineiras na Serra do Gerês". David Teixeira felicitou o autor pela «recolha e investigação que resultaram num trabalho não científico, mas com muito profissionalismo». O apaixonado por este marco do património do concelho de Montalegre partilhou que «a paixão pelas minas surgiu da paixão pela montanha». Rui Barbosa reuniu numa obra «cerca de oito anos de investigação». O tema principal do livro «é a história do complexo mineiro, com um complemento sobre os produtos que saíram das minas, a resenha da história da serra do Gerês, a história do local antes de ser complexo mineiro, bem como uma junção dos factos históricos que estavam arquivados com as histórias das pessoas que lá trabalharam», explicou Rui Barbosa. A apresentação no Ecomuseu de Barroso «correu muito bem, pois permitiu um contacto próximo com as pessoas e uma troca de ideias com o público», rematou.

Nuno Rodrigues, em representação do Ecomuseu de Barroso, mostrou-se «muito satisfeito com o sucesso de mais um serão cultural». Com «contornos um pouco diferentes do habitual, foi possível despertar a curiosidade no público e promover o diálogo e partilha de experiências». Neste serão «vieram a público particularidades deste património do concelho de Montalegre e, no final, todos saíram enriquecidos e com mais conhecimento». A décima primeira edição decorre, como já é hábito, na primeira sexta-feira do mês de março, dia sete, e com ela «regressam as histórias e estórias das freguesias». Em agenda estão as localidades de Vilar de Perdizes, Meixide, Santo André e Solveira.
 
SEMELHANÇAS COM A BORRALHA
Por fim, o mentor deste projeto, José Baptista, sintetizou o serão desta forma: «foram umas "Conversas com História" diferentes, mas muito participativas. Estas Minas são nossas. Qualquer uma das minas do Gerês é nossa. Tudo é território nosso. Têm semelhanças com a Borralha, para onde eles às vezes também transportavam volfrâmio, tratado na fundição. De lá saia o minério e, ou ia direto para os barcos para o Porto, para seguir para a Alemanha, ou então para a fundição da Borralha». A fechar, o historiador declarou: «são partes da nossa memória coletiva que devemos preservar. É o nosso património, a nossa identidade. Sem o passado não somos nada no presente e no futuro igual».

 

Notícias sobre União-de-Freguesias-de-Montalegre-e-Padroso

No dia 2 de julho, sábado, pelas 21h30, no auditório municipal de Montalegre, a Banda Musical de Parafita apresenta o espetáculo “Barroso Património Mundial” em conjunto com os convidados Laura Almeida e Amadeu Magalhães.

Data Inicio: 
Terça, Junho 28, 2022
Português, Portugal

O artista plástico António Alijó volta a expor a sua arte na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre.

A exposição , intitulada "A Preto e Branco", irá estar patente entre o dia 18 de novembro de 2022 e o dia 22 de janeiro de 2023.

Data Inicio: 
Sexta, Outubro 14, 2022
Português, Portugal

A exposição "Arte na Calçada" de Ernesto Matos e alguns amigos, irá realizar-se no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, entre o dia 15 de janeiro e o dia 14 de março de 2021.

É uma exposição que aborda a calçada portuguesa através de arte aplicada na própria pedra. 

Data Inicio: 
Sexta, Dezembro 18, 2020
Português, Portugal

O Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, em Montalegre, recebe, entre os dia 14 de fevereiro e 29 de março de 2020, a exposição "As caras do entrudo de Ourense" de José Manuel F. Sánchez. O artista plástico irá expor um conjunto de aguarelas dedicadas ao entrudo, que você não poderá perder.

Data Inicio: 
Sexta, Fevereiro 14, 2020
Português, Portugal

O Ecomuseu de Barroso – espaço padre Fontes acolhe, até 14 de dezembro, uma exposição coletiva de fotografia. Denominada “Barroso”, esta mostra é da autoria de Lumbudus, Associação de Fotografia e Gravura e estes registos de Barroso prometem surpreender os visitantes. 

Data Inicio: 
Domingo, Novembro 23, 2014
Data Fim: 
Domingo, Dezembro 14, 2014
Português, Portugal

É com um prazer enorme que o Ecomuseu de Barroso apresenta aos seus visitantes a exposição  "Barroso: memórias e sonhos" da artista barrosã Amélia Santos. 

Data Inicio: 
Quarta, Junho 16, 2021
Português, Portugal

"Caminho Cultural de Cabril" é um percurso de pintura mural na freguesia de Cabril.

Data Inicio: 
Sexta, Fevereiro 10, 2023
Português, Portugal

O Ecomuseu de Barroso tem o prazer de anunciar uma exposição com trabalhos da ilustradora Marta Nunes, intitulada "Churra". 

A exposição é dedicada ao ciclo da lã e poderá ser vista entre o dia 8 de janeiro e o dia 7 de março de 2021.

Data Inicio: 
Quarta, Dezembro 30, 2020
Português, Portugal

"Desenhos a preto em tempo de pandemia" é um conjunto de obras de Ana Justo, que retratam as suas inquietações nos tempos que correm.

Data Inicio: 
Segunda, Agosto 30, 2021
Português, Portugal

Páginas